sábado, 17 de setembro de 2011

Gaga: principal conservadora do pop

Em 29 de agosto, Lady Gaga subiu ao palco do MTV Video Music Awards vestida de homem, com um penteado com brilhantina e a postura de um arrogante durão siciliano.
Ela estava ali para promover seu novo single, 'Yoü and I’, faixa meio country de seu recente álbum 'Born This Way’, mas os espectadores podem ser perdoados por terem perdido o discurso de venda musical. Lady Gaga usou os quatro primeiros minutos do seu tempo no palco para estender-se sobre outro assunto: a própria Lady Gaga. "Ela é uma grande estrela, uma enorme e linda estrela no céu’', ruminou a persona masculina. "Ela também é uma louca, certo?''. Essa persona continuou, com um pouco mais de insistência: "Assim, uma porra-louca!''

Desde que Lady Gaga explodiu pela primeira vez com o álbum 'The Fame’, de 2008, nenhuma outra estrela se equiparou a sua enorme bola de fogo de estilo histriônico. Em grande parte, porque nenhum outro objeto nesta galáxia conseguiu atingir uma velocidade equiparável. Gaga é visivelmente a pessoa que mais trabalha duro no 'showbusiness’, com um extenuante calendário de turnês; cuidando dos detalhes de seu guarda-roupa e números de palco; e cantando tanto, com tanto gosto, que sua fala adquiriu uma rouquidão crônica. Como recompensa por esses esforços, ela ganhou dezenas de prêmios,legiões de fãs e uma reputação de principal provocadora da indústria. É a última dessas láureas da cultura pop, a enorme notoriedade, que se faz mais crucial para seu prestígio. Mas também é o papel que ela merece menos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário